Voar sem asas.

Voar sem asas.
Assim como eu, você também pode voar sem asas.

domingo, 11 de abril de 2010

Como conduzir um processo de mentoring.

Vejam abaixo de que forma estou conduzindo um processo de mentoring em uma das maiores empresas de TI do mundo. Aceito contribuições com críticas construtivas :

O processo de mentoring vai muito além do simples aconselhamento, embora se consultado pelo “mentoreado”, o mentor pode dar conselhos. O foco principal do mentor está em extrair o máximo de cada situação apresentada pelo “mentoreado”, apresentando idéias instigantes, estabelecendo altos níveis de desempenho, encorajando a postura ética, combatendo atitudes derrotistas, ensinado através do exemplo, apresentando fontes de inspiração e encorajando a atitude vencedora.

Mais do que técnicas de aconselhamento e aplicação de métodos como os da “Theory of Constraints” , onde buscamos junto com o “mentoreado” as reais causas da limitação do desenvolvimento total do seu potencial, contra as causas por ele alegada, é fundamental a experiência prévia do mentor em processos nos quais ele tenha sido “mentoreado” por pessoas que deram exemplos significativos de atitudes, a ponto de mudar seu ângulo de visão a respeito da própria vida.

Também é importante a experiência prévia em condução de processos de “mentoring” porque aprendemos muito mais com as situações reais, sabendo ouvir e ler nas entrelinhas (os sinais do corpo e do tom de voz, por exemplo, falam mais do que as próprias palavras), do que com o estudo de técnicas que ainda não foram utilizadas na prática.


Faz-se necessário também, identificar o momento de escutar, dar apoio, consolar, assim como o momento de confrontar, corrigir e adaptar-se às mudanças que acontecem no cenário todo. Sempre com o cuidado de não “forçar” mudanças no “mentoreado” mas municiá-lo de conhecimento e formas de aplicação de sabedoria, para que o “mentoreado” aperfeiçoe o seu “jeito de ir”.

Todo processo de transformação pode ter seu lado drástico se mudanças profundas estão acontecendo no ambiente de trabalho, no mercado, na concorrência, nos clientes ou principalmente na vida pessoal do “mentoreado”. Assim sendo, o mentor deve estar preparado para tratar as seguintes situações :

- Diante de mudanças drásticas, a reação das pessoas em geral passa por quatro etapas : choque, negação defensiva, reconhecimento e aceitação, e adaptação. Estes estágios são semelhantes ao processo de luto que se segue a perda de um amigo ou membro da família. O desafio do mentor consiste em ajudar, com paciência, as pessoas a atravessar o processo.
- Os indivíduos podem resolver alguns dos problemas emocionais associados à mudança se: superarem a sensação de impotência, adquirindo um senso de controle pessoal sobre outras áreas de suas vidas; desenvolverem maior objetividade quanto à sua situação inventariando suas perdas e ganhos pessoais; e refizerem seus alicerces.
- Os mentores podem ajudar as pessoas a atravessar os quatro estágios usando diversos métodos, entre os quais: ouvir; manter as pessoas em estreita ligação com seus respectivos grupos de trabalho ou com outras rotinas; e, por fim, substituir seu foco de emoções pessoais por um foco em atividades produtivas.


A seguir descrevo as atividades que desenvolvemos para suportar o crescimento e desenvolvimento do talento de “mentoreados”:

- Debate sobre os objetivos deste trabalho;
- Expectativas do “mentoreado”;
- Entendimento das reais necessidades do “mentoreado”;
- Interpretação dos sinais do “mentoreado”
- Construção da autoconfiança;
- Estabelecimento de acordos;
- Atendendo às reais necessidades do “mentoreado”;
- Auxiliar na mudança do “mind set” do “mentoreado”;
- Reforçar os pensamentos e comportamentos positivos;
- Confrontar com eficiência os comportamentos negativos;
- Visualizar resultados;


As técnicas utilizadas baseiam-se em ensinamentos de vários autores de estudos de psicologia aplicada a administração de empresas, mas especialmente no livro “Conexão” de Larry Crab que nos mostra, dentre vários ensinamentos, que este tipo de trabalho só atinge resultados duradouros quando o “mentoreado” sente o real comprometimento do mentor com o seu desenvolvimento.

Um comentário:

  1. Ola querido a paz td bem? ja estou te seguindo.. adoreii seu blog..q Deus continuee te usando em Nome de Jesus beijos beijos e se ainda nao estiver me seguindo ...passa´lá...http://tatifelizcomjesus.blogspot.com/
    beijos

    ResponderExcluir