Voar sem asas.

Voar sem asas.
Assim como eu, você também pode voar sem asas.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

O poder da oração para livrarmo-nos do estresse.

Que Deus nos livre da pressa.


Outro dia destes eu estava sozinho no escritório depois das 18 horas, com os telefones todos fora do ar (problemas técnicos do nosso provedor de serviços de telefonia) e com a bateria do celular totalmente descarregada, depois de tanto uso.

Completamente desconectado do mundo exterior, pensei : que excelente oportunidade para “falar com Deus”, como diria nosso ministro da cultura Gilberto Gil em outros tempos.

A plena consciência de que nada vai interromper, dá-me a impressão que é facilitada a nossa sintonia com o mundo espiritual. Assim sendo, pus-me a fazer minhas orações. Passando das 19 horas me ocorreu que eu já havia pedido bastante e que já tinha me perdido bastante também, em devaneios que nada mais tinham a ver com orações. Foi quando me ocorreu que eu deveria perguntar pra Deus o que eu deveria orar.

Agora, os mais céticos vão me chamar de louco e os mais espirituais de banal. Mas eu vou contar o que aconteceu, mesmo lembrando que queimaram Joana D’Arc porque ela afirmava categoricamente que ouvia a voz de Deus. Graças a Ele hoje em dia as pessoas, via de regra, quando são queimadas (e este risco eu corro consciente) acontece no sentido figurado e não numa combustão propriamente dita. Mas o fato é que eu ouvi aquela voz que fala direto para a nossa consciência dizendo : “Peça pra te livrar da pressa.” Que coisa interessante! Atendi prontamente e comecei a pensar nas conseqüências da pressa no nosso dia a dia.

Por causa da pressa, muitas vezes respondemos de maneira atravessada a clientes, parceiros, amigos e, pior, filhos, esposa ou marido. Por causa da pressa corremos riscos desnecessários no trânsito e somos mal educados com pedestres, às vezes colocando suas vidas em risco. Por causa da pressa não fazemos direito nosso trabalho, não cuidamos da nossa alimentação dignamente e da nossa saúde tampouco.

Vou parar por aqui porque são inúmeras as besteiras que podemos fazer movidos pela pressa. Mas como evitá-la ? Neste momento, já depois das 20 horas e retornando de moto para casa, me veio novamente a resposta diretamente no ouvido da consciência : Planejamento e disciplina. Se nós planejarmos nossas ações com diligência e agirmos de maneira disciplinada, criamos um escudo contra as pressões maléficas da pressa. Isto significa por exemplo, não fazer aquela ligação a mais antes de sair no horário planejado para comparecer na hora combinada para aquela reunião do outro lado da cidade; determinar hora de início e fim para aquelas atividades nas quais nos mergulhamos de cabeça e fazemos de conta que o relógio não existe; ficar procrastinando, ou se preferir, empurrando com a barriga, as coisas chatas que temos que fazer até que elas se tornam urgentes e acabam atropelando os compromissos planejados.

Enfim, cada um de nós pode fazer uma avaliação pessoal e verificar onde estamos “pecando“ (ou “errando o alvo”, se formos buscar a origem da palavra em grego, usada no novo testamento). Agora, o mais importante de tudo que eu aprendi com esta experiência transcendental, aconteceu poucos dias depois quando comentava o fato com um amigo e nesta ocasião Deus usou as cordas vocais deste colega pra, mais uma vez, tocar minha consciência : “Antes do planejamento e da disciplina, vem a confiança em Deus”. Sem a confiança de que Ele está no controle absoluto do universo, mesmo quando tudo parece caótico a nossa volta, nenhum planejamento e/ou disciplina vai nos livrar do medo “inimigo”, que pode nos levar à pressa e todas as loucuras que podemos fazer.


TRECHO DO LIVRO ENCONTRADO EM :


http://www.clubedeautores.com.br/book/11908--Mude_seu_relacionamento_com_os_computadores_e_livrese_das_neuroses


Nenhum comentário:

Postar um comentário